quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EXCLUSÃO DIGITAL

PESQUISA

1)Qual o conceito Exclusão digital?

A exclusão digital é um conceito dos campos teórico da comunicação, sociologia,tecnologia de informação, História e outras, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociologia da informação e da expansão das redes digitais.

2) A exclusão digital é atualmente um tema de debate entre governos, organizações militares (ONU, OMC) e o terceiro setor (ONGS, ENTIDADES, ASSISTENCIALISTAS). Que políticas estão adotando?

Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuário de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefone móvel)

3) Por não terem acesso a tecnologia, quem são os excluídos digitalmente?

As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.

4) A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiro. Quais os cinco estados mais incluídos? E quais os cinco estados mais excluídos?

Os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.

5)A Exclusão digital atinge as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. Popularmente como é denominada as pessoas que nunca viram ou usaram um computador.

As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular.

6) Nas escolas como anda a informática?

Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regiões mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial